Ousado Amor - Episódio 02


Escrita por Wládia Alencar
Supervisão de Nathan Freitas

Cena Um. Interna – Frente Da Casa De Marília – Tarde.
Tony Vai Saindo Meio Enraivado. Marília Vem Logo Atrás.
Tony: Eu Sabia Que Esse Papo Ia Dar Errado.
Marilia: Oh Meu Amor. A Gente Fala Com o Padre Benício Amanhã. Ele É Um Cara Genial.
Tony: Logo Um Padre Marília?
Marília: Quem Sabe Ele Convence A Mamãe?
Tony: Que Nada! Tua Mãe Não Abre Mão Por Nada Neste Mundo.
Marília: Mas Você Precisa Conhecer Ele. Tenho Certeza Que Ele Vai Nos Ajudar.
Tony: Sei Não. Bom, Eu Tenho Que Ir.
Marília: A Gente Se Ver Na Missa Amanhã. Depois Conversamos Com Ele.
Tony: Tá Bom. Agora, Se Ele Não Concordar Em Nos Ajudar... Nós Fugimos Pra Longe.
Marília: Fugir?
Tony: Exatamente. E Ninguém Vai Saber Da Gente.
No Close De Marília Indecisa, Corta Para...
Cena Dois. Interna – Igreja – Sacristia – Manhã.
O padre Por Ali, Acabou De Celebrar A Missa, Está Visivelmente Exausto. Bebe Um Copo D’Água. Marília E Tony Aparece.
Padre Benício: Mas Que Surpresa! Nunca Mais Tinha Vindo A Missa.
Marília: Eu Tenho Ido Sempre À Igreja Lá Do Bairro. É Mais Perto.
Padre Benício: (P/Tony) E Você, Tem Ido Sempre A Missa?
Tony: Às Vezes. Mas Eu Acredito Em Deus.
Padre Benício: Já É Alguma Coisa.
Marília: Bem padre, Eu Vim Procurar O Senhor Por Que...  O Senhor Precisa Dar Um Jeito Na Mamãe, Viu. Ontem A Noite Eu Chorei Tanto. Queria Dar Um Sumiço Nessa Vida.
Padre Benício: O Que É Isso Minha Filha? Também Não Precisa Desse Drama.
Marília: Mas Ela Tá Fazendo A Gente Sofrer Tanto padre.
Tony: Pois É, Padre. A Mãe Dela É Muito Radical. Ela Não Entende.
Padre Benício: Sei. E O Que É Que Vocês Querem Que Eu Faça?
Tony: A gente quer se casar, padre. E a mãe dele é contra.
Padre Benício: Casar?! Eu Também Acho. É Cedo Demais. Você É Uma Criança. E Ele Também.
Marília: Eu Amo O Tony, padre.
Padre Benício: (Rindo) E Você Lá Entende De Amor, mocinha?
Marília: É Lógico Que Eu Entendo.
Padre Benício: Marília, Amar Não É Fácil. Quantas Vezes, Vocês, Jovens Pensam Que Amam, E Não É Nada Disso. Acaba Estragando Tudo.
Tony: Padre, Eu Não Vivo Sem A Marília.
Padre Benício: Você Não Sabe O Que É A Vida. Pra Amar... Veja Bem... Pra Amar, É Preciso Sair De Si Mesmo, Pra Ir Ao Encontro Do Outro. É Preciso Esquecer-se De Si Mesmo Em Benefício Do Outro. É Preciso Morrer De Si Mesmo Pelo Outro. (Marília E Tony Se Olham Sem Jeito) Vocês São Crianças Demais Pra Entender Isso.
Marília: Então, O Senhor Não Vai Falar Com A Mamãe, Não É?
Padre Benício: Sua Mãe É Outra Que Confundiu As Coisas. Confundiu O Amor.
Marília: Ah padre, Por Favor, Fala Com Ela!
Tony: Imagina! Ela Quer Que A Gente Espere Quinze Anos!
Marília: É Loucura Demais. Ver Se Pode Uma Coisa Dessas. Com Trinta Anos Eu Já Serei Uma Velha, E Ele Também.
Padre Benício: É... Até Lá Vocês Já Devem Estar Muito Acelerados, Como Dizem. Bom, Eu Vou Falar Com Sua Mãe.
Marília: Jura?
Padre Benício: O Que É Isso Menina? Você Sabe Que Eu Não Juro. (Ri) Eu Te Prometo. Mas Ó, Não Garanto Nada.
Marília: O Senhor Ela Vai Ouvir padre. Tenho Certeza.
Cena Três. Interna – Casa De Marília – Sala – Manhã.
Marília Entra Em Casa feliz. Senta. Aparece Estela.
Estela: Foi A Missa?
Marília: Fui.
Estela: Demorou, Hein?
Marília: A Gente Foi Na Igreja Do padre Benício.
Estela: Mas É Tão Longe. Falaram Com Ele? (Marília Olha Com Cara De Desânimo. Ela Percebe.) E O Que Foi Que O padre Benício Falou Pra Vocês?
Marília: Ele Vai Vir Falar Com A Senhora.
Estela: Ótimo.
Marília: Eu Acho O padre Benício Sensacional.
Estela: Também Acho. E Duvido Muito Que Ele Concorde Com Essa Loucura.
Marília Mais Desanimada.
Cena Quatro. Interna – Casa De Marília – Quarto dela – Manhã.
Tempo mais tarde. Ela e Gigi conversam.
Marília De Cara Amarrada. Gigi Tentando Alegrá-La. Texto Em Andamento.
Marília: Não Adianta Minha Mãe Impedir. Eu Amo O Tony.
Gigi: Ah Minha Querida. Você Precisa Ter Paciência. Sua Mãe É Uma Mulher Sozinha. Tem Medo De Que Lhe Aconteça Alguma Coisa. Que Fique Mal Falada.
Marília: Gigi... Eu Estou Apaixonada.
Marília Se Levanta.
Marília: Você Não Sabe Da Última. Ela Disse Que Eu Tenho Que Esperar 15 Anos Pra Poder Casar Com O Tony. Pode Uma Coisa Dessas?
Gigi: 15 Anos? Credo.
Marília: Até Lá Eu Já Serei Uma Anciã Praticamente.
Gigi: Também Não Exagera Amiga. E Ela Falou Por Pura Brincadeira. Não Foi Nada Sério.
Marília: Era Sério. Muito Sério. O Tony Ficou Arrasado. Aí Nós Fomos Conversar Com O padre Benício.
Gigi: E O Que ele Falou?
Marilia: Disse Que Eu Era Criança, Que O Tony Era Criança. Enfim... Parece Que Todo Mundo Só Sabe Dizer Que Eu E O Tony Somos Criança. Mas No Fim Disse Que Ia Falar Com Ela.
Gigi: Já É Meio Caminho. Ele Vai Te Ajudar.
Marília: É. Tomara.
Cena Cinco. Externa – Frente De Escola – Manhã.
Marília E Tony Abraçados, Andando Pela Calçada. Aparece o padre Benício.
Padre Benício: Bom Dia?
Marília: Oi padre?
Tony: Como Vai Padre?
Padre Benício: Vou Bem. Você Não Trabalha Rapaz?
Tony: Estou De Folga Hoje. Aproveitei E Vim Pegar A Marília Pra Gente Namorar Um Pouco.
Padre Benício: Sei. (P/Marília) Sua Mãe Tá Em Casa?
Marília: Tá Sim.
Tony: O Senhor Vai Falar Com Ela Hoje, Não Vai?
Padre Benício: Eu Prometi Não Foi? Promessa É Dívida.
Marília: Tomara Que Der Certo.
Benício: Calma. Paciência.
O padre Se Despede E Sai.
Tony: Amor, Ontem Eu Liguei Pro Meu Padrasto.
Marília: E Aí?
Tony: Eu Pedi Que Ele Viesse. Ele É Um Cara Bacana, Muito Legal. Você Vai Gostar Dele.
Marília: Será Que Ele Vem Mesmo?
Tony: Claro. Se o padre Não Der Um Jeito Na Tua Mãe, Meu Padrasto Dá.
Marília: Precisamos De Uma Ajuda.
Os Dois Se Beijam.
Cena Seis. Interna – Casa De Marília – Sala – Manhã.
Estela Por Ali, Tensa. Padre Benício Sentado, Tomando Uma Xícara De Café. Texto Em Andamento.
Estela: O Senhor Conhece Muito Bem O Problema, padre. Admira-Me Muito O Senhor Vir Até Aqui Pra Advogar A Causa Da Marília.
Benício: Um Momento. Calma. Eu Não Vim Advogar Causa De Ninguém. Eu Vim Aqui Pedir Pra Você Conversar Apenas Com Sua Filha.
Estela: Já Conversei. Não Adianta.
Benício: Mas Estela, Vocês Se Dão Tão Bem!
Estela: Até A Chegada Desse Frangote. Magricela. E Diz Que Quer Casar. Ver Se Pode?
Benício: Mas É Desse Frangote Que Sua Filha Gosta.
Estela: Dezenove Anos. Mas O Que Eles Estão Pensando Da Vida, padre Benício? Ela Com Dezesseis. Então Foi Pra Isso Que Eu Criei A Minha Filha?
Benício: Estela, A Juventude De Hoje Tem Pressa. Eles Vivem Como Se O Mundo Fosse Acabar Amanhã.
Estela: Mas A Minha Filha Não Foi Educada Pensando Em Casamento. Ela Sabe O Que Eu Passei Com O Pai Dela. O Luís Foi Um Poço De Hipocrisia E Maldade. E A Minha Filha Não Vai Cair Nas Mãos Do Primeiro Cretino Que Aparecer.
Benício: Calma Estela. Também Não Exagera.
Estela: Um Frangote Que Amanhã Vai Judiar Da Minha Filha. Ela Não Casa. Só Depois Que Eu Morrer. (Pausa. Continua) A Luta Que Eu Tive Pra Criar Ela. O Senhor Sabe. Sozinha.
Benício: Eu Sei.
Estela: O Papai Não Podia Me Ajudar.
Benício: Mas Você Venceu.
Estela: Sem Ajuda De Ninguém.
Benício: Mas Deus Te Ajudou.
Estela: Claro. Eu Falo De Ajuda Financeira. Porque O Miserável Do Luís Nunca Quis Saber Se A Filha Estava Viva Ou Morta.
Benício: Logo Depois Da Separação Você Viajou Com Ela.
Estela: Lógico. Eu Não Queria Ver A Cara Dele Na Minha Frente.
Benício: Mas Ele Tentou Reatar Com Você.
Estela: Não Reatei Mesmo. E Proibi A Entrada Dele Aqui Nessa Casa.
Benício: E Foi O Que Ele Fez.
Estela: Graças A Deus.
Benício: Bom, Mas Eu Vi Aqui Conversar Sobre A Marília E O Noivo Dela.
Estela: Namorado.
Marília Aparece. Mas Vai Passando Para O Quarto.
Estela: Marília... Você Pode Ficar E Ouvir A Conversa.
Marília Olha Para o padre, Ele Assente Com A Cabeça. Marília Senta.
Benício: Bom... Pelo Que Pude Notar, Esse Rapaz, O Tony, É Um Bom Sujeito, De Boa Família...
Estela: Que Família? Nem Família Tem. Foi Criado Pelo Padrasto Que Sai Pelo Mundo E Deixa Ele Sozinho Num Apartamento Há Vários Meses.
Marília: Não É Bem Assim, Mãe. O Padrasto Do Tony Viaja A Negócios.
Estela: Que Negócios! História Pra Boi Dormir. É Outro Irresponsável.
Benício: O Rapaz Pode Muito Bem Morar Sozinho.
Estela: Também Essa Questão De Bom Comportamento, De Boa Família, Não Resolve O Problema. A Marília É Menor De Idade. E Só Pode Casar Com O Meu Consentimento. E O Meu Consentimento Eu Não Dou.
Marília: (Sentida) A Senhora Quer Que Eu Morra Mãe.
Estela: Deixa De Drama, Tá.
Marília: Mãe... Se Eu Não Me Casar Com O Tony, Eu Me Mato. Tá Ouvindo?
Marília Sai. Estela E o padre Tensos.
Cena Sete. Externa – Pracinha – Tarde.
A Câm. Passeia Pelo Local, Mostrar Crianças Brincando. Agora Destacar Marília E Tony, Conversando, Sentado Num Banco, Comendo Pipoca.
Tony: Vamos, Amor?
Marília: Mas Já?
Tony: Eu Não Quero Entrar Em Confusão Com Sua Mãe.
Marília: Minha Mãe Tá Uma Joia, Tony.
Tony: Mas Não É Bom Abusar, Né.
Marília: Você Vai Jantar Hoje, Lá Em Casa?
Tony: Não Sei Amor.
Marília: Ah Tony, Vai! Eu Já Disse: Mamãe Tá Uma Joia. Assim Você Começa A Ter Mais Intimidade Com Ela.
Tony: Ela Não Desconfiou Dos Nossos Planos?
Marília: Nadinha.
Os Dois Se Beijam. A Câm. Vai Se Afastando Deles.
Cena Oito. Interna – Casa De Marília – Sala – Noite.
Estela Vai Abrir A Porta. É Tony.
Tony: Boa Noite, Dona Estela?
Estela: Boa Noite. Entra.
Tony Sem Jeito Entra E Senta No Sofá.
Estela: A Marília Vem Já.
Estela Sai. Tony Por Ali. Aparece Marília.
Marília: Oi Amor? (Beija Tony)
Tony: Acho Que Tua Mãe Não Gostou Deu Ter Vindo Jantar.
Marília: Que É Isso, Amor? Imagina. Agora Que Agente Encerrou Esse Papo De Casamento, Ela Ficou Uma Joia.
Tony: Você Acha?
Marília: Claro. Bem, Tony... O Seu Carlos Sei Lá, Ele Pode Pensar Igual À Mamãe, Né? E Pode Ser Contra.
Tony: Corta Essa! Ele Vai Apoiar A Gente De Certeza.
Marília: Mas Vamos Supor Que Ele Não Te Apoie. Ele Deve Te Achar Criança. A Gente Nunca Sabe. E O Que A Gente Vai Fazer?
Tony: A Gente Foge.
Marília: Não Ia Dar Certo, Tony.
Tony: Claro Que Ia, Amor.
Estela Aparece.
Estela: E Então? Quais São Os Planos?
Marília: Não Tem Plano Nenhum, Mãe.
Estela: Sabe Tony, Eu Estou Feliz Por Que Vocês Concordaram Comigo. Resolveram Esperar.
Tony: A Gente Só Pensou Dona Estela.
Estela: Eu Não Sei Qual Dos Dois É Mais Sem Juízo. Ainda Bem Que Eu Estou Aqui Pra Orientar Vocês. Eu Vou Servir O Jantar.
Estela Sai.
Tony: Ela Não Cede Mesmo. A Nossa Esperança Agora É O Carlos.
Marília: Quando Ele Chega, Hein?
Tony: Por Esses Dias. Eu Não Vejo A Hora.
Marília: Tony... Ele... Ele É Inteligente? Eu Pergunto Assim... Se Ele Vai Saber Conversar Com Minha Mãe, Se Tem Tato, Entende?
Tony: Claro, Meu Amor. O Carlos É Um Verdadeiro Pai Pra Mim. Criou-Me Com Muito Esmero E Dedicação. E Quando Se Trata Da Minha Felicidade, Então? Ele Vai Convencer Tua Mãe Em Dois Tempos. Você Vai Ver.
Marília: Será Tony? Mamãe É Fogo. Você Sabe Como É.
Tony: Não Se Preocupa. O Carlos É Fera. Relaxa Meu Bem.
Marília: Bem, Se Ele É Esse Cara Todo Que Você Fala... Fico Mais Tranquila.
Os Dois Se Abraçam E Se Beijam.
Cena Nove. Interna – Casa De Marília – Cozinha – Noite.
Tempo depois... Está À Mesa Estela, Marília E Tony, No Jantar.
Estela: Então, Tony, Voltando Aquele Nosso Velho Assunto... Você Já Falou Com Seu Padrasto?
Tony: Não.
Estela: Falaram Sobre O Assunto?
Tony: Também Não. Ele Tá Viajando.
Marília: Mas Ele Vai Chegar Logo.
Tony: Esses Dias Ele Chega. Aí Vou Bater Um Papo Com Ele.
Estela: Bom, Se Seu Padrasto For Um Homem Inteligente, Ele Vai Concordar Comigo.
Tony: Sim, Claro. E Eu Faço Questão Que A Senhora Conheça O Carlos.
Estela: Claro. Meus Queridos, Se Vocês Pensam Que Esse Tal De Carlos Vai Mudar Minha Opinião, Pode Ir Tirando O Cavalinho Da Chuva.
Marília: A Gente Não Tá Pensando Nada, Mamãe.
Estela: Eu Já Disse Você Tem Dezessete Anos, É Menor De Idade, E A Responsável Por Você Sou Eu. Por Tanto, Continua Tudo Na Estaca Zero.
Marília E Tony Trocam Olhares E Pisca O Olho, Cumplices, Rir.
Cena Dez. Interna – Apartamento De Luís – Sala – Manhã.
Tony, Marília E Estela Por Ali, Ansiosos Pela Chegada De Luís. Conversam Animados. A Campainha Toca. Tony Vai Abrir. É Luís. Quando Ele Entra, Se Surpreende Ao Ver Marília E Estela.
Tony: Dona Estela, Marília, Quero Apresentar: Luís Carlos, O Meu Padrasto.
Estela: (Boquiaberta) Luís Carlos?
Tony: Ué, Vocês Já Se Conhecem?
Marília: Papai?
Tony Olha Pra Luís, Que Fica Sem Jeito. No olhar de Estela pra Marília...
Corta para...
Fim do Segundo Episódio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.